AS CRIANÇAS NÃO ME DEIXAM FAZER NADA!

0

Dá para se divertir com tarefas chatas? Claro que sim, mas tudo depende de você! Existem tarefas que se tornam monótonas por serem obrigatórias e repetitivas. Muitas vezes não temos escapatória, mas se de todo jeito teremos que fazê-las, por que não torná-las divertidas?

Por exemplo, aqui em casa tenho que lavar a louça diversas vezes ao dia, o que pra mim é chato, ainda mais com um bebê segurando as minhas pernas. Então, de vez enquando resolvo que não vou deixar que este momento seja chato nem pra mim e nem para as crianças. Coloco a Raquel do meu lado para ensaboar as louças mais fáceis e uma bacia com água no chão par
a o André lavar as louças de brinquedo! Pronto, vira a maior diversão… Claro que demora mais e faz um pouco de bagunça, mas vale muito a pena ver a alegria e o sorriso no rostinho deles.Outra coisa que temos que fazer de vez enquando, é tirar pó dos móveis. A solução que encontrei foi dar um paninho para cada um, ligar o som e pronto, a diversão está feita! Na hora de passar pano no chão, eu pego o rodinho e a vassourinha da Raquel e mãos a obra, todos trabalhando juntos! Crianças adoram fazer as coisas que os adultos fazem, e desta maneira, podemos fazer o trabalho e ao mesmo tempo entreter os pequenos.

A hora de preparar as refeições de vez enquando também é complicada, pois as crianças precisam da nossa atenção e muitas vezes o tempo é curto. Uma boa idéia, é pegar as panelinhas, garfinhos e pratinhos de brinquedo e colocar comidinha de verdade, para eles prepararem junto com você. A Raquel como já é maiorzinha, me ajuda a picar legumes, lavar verduras ou temperar carnes. Ela adora! O André, se diverte fingindo que está descascando legumes ou frutas com a espátula de patê!

E o que falar do banho? Existem crianças que adoram e outras odeiam, e para os pais, as vezes também é difícil, ainda mais quando os filhos não cooperam. Mas se você tornar este momento divertido, pode ter certeza que eles contarão os minutos para chegar essa hora. Sugestões: compre esponjas divertidas e coloque alguns potinhos e bonecos para eles lavarem. Existem também alguns livrinhos de plástico próprios para hora do banho. Outra idéia, é inventar uma musiquinha divertida que fala de cada área do corpo que está sendo lavada. Posso garantir que até você vai curtir este momento!

E para quem trabalha em casa ou traz trabalho pra casa, invente um escritório em cima da mesa. Pegue alguns papéis, lápis, revista, tesoura e cola, e diga para as crianças que é hora de trabalhar! Um teclado ou mouse velhos também são ótimas sugestões. Avise que nas empresas é preciso silêncio para nos concentrarmos. Acredite, seus filhos vão se sentir super importantes por estarem trabalhando com o papai ou a mamãe!

E para os papais que trabalham fora e chegam cansados e com pouco tempo para fazer as coisas, porque não unir o útil ao agradável? Faça suas tarefas na companhia de seus filhos, tenho certeza que eles irão adorar esses momentos com vocês! Mas é claro que nem sempre tudo é perfeito como num “conto de fadas”! Existem dias que o tempo é curto (a paciência também) para inventar alguma coisa ou quem sabe as crianças não estejam a fim de colaborar, mas no geral dá muito certo! Se você pode escolher entre trabalho chato ou divertido, porque não optar pelo que trará mais alegria à todos?

Boa sorte e muita criatividade pra você!

Share.

About Author

Daniela Marques é escritora, esposa e mãe de dois. Edita e desenvolve conteúdo para os blogs 'Salve Meu Casamento' e 'Educando na Contramão'. Idealizadora do Projeto Infantil 'O Coração Vermelho', que conta com um livro de sua autoria. Formada em Design de Interiores e graduanda em Psicologia. Ama o que faz! Conheça também suas obras infantis em: Facebook/DaniMarquesEscritora