3 MANDATOS FUNDAMENTAIS PARA EDUCAÇÃO DO SEU FILHO

0

1- Mandato da saúde
Os pais devem estar cientes e passar claramente para os seus filhos que cuidar da saúde é fundamental. Cara feia, chiliques ou brigas não serão aceitos quando o assunto for este. Nós, como pais educadores, não podemos permitir que nossos filhos não tomem vacinas, queiram apenas comer doces, se recusem a escovar os dentes ou passar protetor solar. Não permitiremos também que usem drogas, bebam bebidas alcoólicas antes dos 18 anos ou fora de hora, se alimentem de forma incorreta na vida adulta ou não pratiquem esportes. Se permitirmos, formos bonzinhos ou “moles” nestas questões, teremos falhado na nossa missão de pai e mãe educadores. Este mandato é inegociável. Você pode negociar a maneira de como serão feitas essas coisas, mas não o mandato. É muito importante ter em mente que os filhos aprendam a cuidar de si mesmos na idade adulta e é essa a função dos pais educadores.

2-Mandato da autonomia

Nossa obrigação e função é criar e entregar nossos filhos ao mundo em condições de andarem e se virarem sozinhos. Portanto, é importante que, desde o berço, tente incentivá-lo a segurar o chocalho e mamadeira sozinho ou, quando for um pouco maior e cair no chão, estimulá-lo a se levantar e ir até você mostrar o que aconteceu, ao invés de ir correndo carregá-lo no colo para ver o que houve. Por volta de 4 anos de idade, a criança já é capaz de cumprir algumas tarefas de casa como guardar os brinquedos, ou ajudar a tirar a mesa, incentive isto. Também é capaz de entender que os adultos ao seu redor como os pais, babás e outros funcionários da casa, estão ali para ajudá-la no que ela não consegue fazer, mas não para servi-la.
Tente, a cada semana ou mês, dar mais autonomia e funções viáveis para seu filho e crie situações para que ele possa tomar algumas decisões sozinho. Sua meta, como pai educador, é que ele consiga viver de acordo com suas condições e não dependente dos pais ou de outras pessoas. Ensine-o a gastar apenas o que pode, guardar um pouco de dinheiro para emergências e necessidades. É importante instruir seu filho que é fundamental ele ter conhecimentos escolares, pois são necessários e é relevante sim, que os pais exijam o empenho nos estudos, além de saber o que se passa no mundo, para não virar um inculto e desinformado.
Portanto, este é um outro mandato inegociável, pois não podemos permitir que nossos filhos sejam alienados e eternamente dependentes. Temos a função de prepará-los para a vida.

3-Mandato da ética
Outro mandato de extrema importância na função de pais educadores é que os filhos cresçam sendo pessoas boas. É fundamental que não maltratem os outros, não enganem, não traiam. Ensine-os a pensar no bem-estar dos outros, a ajudar quem precisa. Não deixe que tirem sarro dos mais fracos, dos mais feios, dos mais pobres, mas sim que os defendam. Desde de pequenos é imprescindível que valorizem a honestidade e a verdade e que queriam sempre fazer a coisa certa. Você não pode permitir, em hipótese alguma, que os filhos cresçam mentindo ou maltratando os outros. Ou que sejam desonestos ou cruéis. Portanto, seja rígido com este mandato. A integridade é fundamental para a formação de um adulto digno.

Para que seu filho entenda e viva de acordo com estes três preceitos (saúde, autonomia e ética):
Não adianta apenas praticar no dia a dia, ou ficar fazendo sermão sobre a importância destes assuntos. É preciso saber se comunicar com crianças e garantir que compreendam o conceito e a importância e que queiram eles mesmos cuidar destes três pontos. Isto você consegue com filhos a partir de quatro anos. Para explicar para ele e motivá-lo de modo que ele participe ativamente da própria educação e lhe pergunte como pode evoluir em cada ponto, é preciso saber dialogar e ensinar conceitos e treinar atitudes. Mas estes serão temas para outro dia. Por hora concentre-se em assumir os três mandatos e mostrar a seu filho que você está determinada a cuidar dele. A ensiná-lo a se cuidar, a ensiná-lo a cada vez mais conseguir fazer as coisas por conta própria e a ensiná-lo sobre o que é o certo e o errado.  É sua a missão sagrada de pai e mãe educadores.

Dr. em psicologia Luiz Alberto Hanns

Fonte: justrealmoms.com.br

Share.

About Author

Daniela Marques é escritora, esposa e mãe de dois. Formada em Design de Interiores e graduanda em Psicologia. Edita e desenvolve conteúdo para os blogs 'Salve Meu Casamento' e 'Educando na Contramão'. Autora dos livros O coração vermelho, Tem princesa que..., Iguais e diferentes e Quando nasce um coração. Ama o que faz! Conheça também suas obras infantis em: Facebook/DaniMarquesEscritora e @danimarques_escritora