A EXPERIÊNCIA DE CAMPING COM FILHOS

Nunca pensei na possibilidade de camping com as crianças. Sabia que existia o esquema, mas nunca parei pra pensar e me aprofundar. Até que um casal de amigos resolveu se aventurar e nos convidou. Serei eternamente grata por esse convite, pois a experiência foi incrível e transformadora!

O fator natureza já seria suficientemente bom, pois calma, traz paz a alma e sensações deliciosas… Então soma-se a isso “tempo integral com a família longe da tecnologia” e o negócio vai ficando cada vez melhor! E de repente você se vê dormindo em meio a natureza, cozinhando com poucos recursos, com tempo de sobra pra bater-papo, aprendendo coisas novas…. Caramba, difícil colocar em palavras!

O custo da diária num camping varia muito, mas é sempre bastante acessível. Até hoje já vi campings mais simples que cobram R$ 20,00 a diária e outros um pouco mais sofisticados que cobram R$ 50,00. Como temos filhos pequenos, buscamos locais com o mínimo de estrutura para higiene: banheiros, chuveiros e pia para louça. O último que fomos, o Camping Chapéu do Sol em Itú – SP, oferece toda essa estrutura e ainda mais!

Vou compartilhar um pouquinho da nossa experiência com o objetivo de inspirar vocês a mergulharem nessa aventura com seus filhos. É uma loucura do bem e que vai te encantar, garanto!

Logo que chegamos, um dos locais separados para camping estava completamente vazio (sorte de quem pode ir durante a semana), então tivemos muitas opções de espaço pra montar a nossa barraca. Esse foi o cantinho que escolhemos. Era final de tarde, o sol estava batendo bem ali… foi amor a primeira vista! As crianças ajudaram a armar a barraca, descarregar o carro, organizar as coisas… Super curtição!

Como no camping não temos o recurso geladeira, levamos carne no isopor pra fazer um churrasco e usamos já no primeiro jantar e no almoço do dia seguinte. Espetinhos e pão de alho, super prático! O local oferece pontos de churrasqueira, mas como não sabíamos, levamos uma pequenininha de casa.

Ali perto, bem próximo a nossa barraca, tinha também uma cozinha de pedra que apelidamos de “cozinha dos Flinstones”. Foi ali que fizemos o nosso almoço, churrasquinho outra vez! Dessa vez acompanhado de salada: acelga, cenoura e tomate (vegetais que duram bem fora da geladeira). Ah, como levamos uma boca de fogão portátil, deu pra fazer um arroz também… Bem tranquilo!

Os cafés da manhã foram os melhores (pelo menos pra mim)! O solzinho batia bem próximo a barraca, uma sensação indescritível. Tipo céu na terra sabe?

A noite rolou fogueirinha que fizemos com a lenha que recolhemos durante dois dias e chá quentinho pra esquentar. As crianças ficaram muuuuito empolgadas!

Durante os quatro dias que ficamos lá, brincamos de encontrar e guardar pequenos tesouros pelo camping. Nosso caçula deixou a imaginação fluir e fez o serviço direitinho! Até bandeira do EUA nós encontramos, rs.

Uma lição importante que aprendi foi levar apenas o essencial, sempre. Elabore um cardápio muito prático, lembrando que normalmente não temos o recurso refrigeração. A internet está cheia de dicas legais de comidas para camping! Você pode usar aqueles fogões portáteis de uma ou duas bocas ou cozinhar na churrasqueira mesmo. Frutas e verduras que não estragam facilmente são ótimas opções. Enlatados e comidas instantâneas também (nada saudável, claro, mas de vez em quando não mata ninguém).

Roupas, acessórios e itens de cozinha apenas o essencial, tipo um copo plástico pra cada um e que será usado no café, almoço e jantar. Um prato e um talher pra cada que também será utilizado em todas as refeições. Um chinelo e um tênis está de bom tamanho… E com o tempo a gente vai pegando o jeito do que deve levar e do que não deve. O esquema é não ter medo de ser feliz, aprender com os erros e relaxar (com meia suja mesmo)!

Algo que também mexeu muito comigo (positivamente) foi ver meus filhos muito animados a cozinhar. Passamos muito tempo juntos conversando, cortando legumes, falando sobre receitas, cozinhando… Dinheiro nenhum pagaria o valor dessa experiência!

Esse camping, especificamente, oferece muitas opções de lazer como parquinhos, brinquedos, toboáguas, piscinas (frias e aquecidas), quadra, campo de bocha, tirolesa, sala de jogos, restaurante, monitores… Tivemos a sorte de pegar época de festa junina e aproveitamos um super arraial em uma das noites! Tudo por apenas R$ 50,00 a diária (crianças até 10 anos não pagam). O lugar é lindo demais e a experiência indescritível! Deixo com vocês algumas de nossas recordações… inspirem-se!

Share.

About Author

Daniela Marques é escritora, esposa e mãe de dois. Edita e desenvolve conteúdo para os blogs 'Salve Meu Casamento' e 'Educando na Contramão'. Idealizadora do Projeto Infantil 'O Coração Vermelho', que conta com um livro de sua autoria. Formada em Design de Interiores e graduanda em Psicologia. Ama o que faz! Conheça também suas obras infantis em: Facebook/DaniMarquesEscritora